Plataforma criada por ex-aluno do ITA libera 700 vídeos de matemática

O site http://www.qmagico.com.br/ foi idealizado
pelo cearense Thiago Feijão, 22, aluno de engenharia mecânica no Instituto
Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A ideia nasceu, conta o jovem, quando ele dava
aulas para população de baixa renda em três ONGs, duas delas criadas por ele
mesmo, em São José dos Campos. "Quando eu entrei no ITA, em 2008, eu decidi
trabalhar com educação para fazer com que outras pessoas pudessem ter a
oportunidade que eu tive", diz Feijão, que ficava incomodado por não conseguir
atender nem de longe a todos os estudantes que queriam assistir às aulas que as
organizações ofereciam.
"Eu me perguntava: como eu faço uma coisa que
seja escalável e sustentável financeiramente? Como replicar o que a gente faz
aqui [ONGs] para o Brasil inteiro? Aí surgiu o QMágico", diz. O click veio em um
sábado, em março do ano passado, e já na quinta-feira seguinte, ele e alguns
colegas disponibilizaram uma primeira versão, bem simples, para as ONGs. "Vimos
que os professores gostavam e que os alunos gostavam, então resolvemos
expandir."
De março para cá a plataforma foi sendo
aperfeiçoada e, a partir de hoje, os vídeos de matemática ficarão disponíveis
para os alunos. Pelo site, será possível assistir a vídeos escolhendo por série,
do primeiro ano do ensino fundamental ao pré-vestibular, ou por tema -
geometria, álgebra, funções e análises combinatórias, por exemplo. As imagens
mostram sempre uma lousa ou um caderno sendo preenchido com conteúdo enquanto
uma voz ao fundo dá explicações. Também estão disponíveis exercícios e testes
sobre os temas oferecidos.
Os donos das vozes são, na maioria das vezes,
estudantes das melhores universidades do país que receberam bolsa para ensinar
determinado assunto a crianças e jovens ou professores das ONGs lideradas por
Feijão. "Nós convidamos para fazer os vídeos e ensinamos o padrão. Temos um
cronograma de desenvolvimento e já oferecemos toda a matemática de ensino básico
bem estruturada, então o professor consegue encaixar os vídeos no currículo",
afirma o estudante, que prepara a oferta de vídeos de língua portuguesa e
física.
A sustentabilidade financeira do QMágico ocorre
por meio da oferta de outros dois tipos de serviço, que são vendidos para
escolas, redes de ensino e governos. O primeiro é uma plataforma de aprendizagem
virtual, em que as instituições de ensino podem inserir seus conteúdos, propor
atividades on-line, fazer avaliações de alunos, além de acompanhar o
desenvolvimento dos alunos e professores de maneira individualizada.
O segundo serviço é um pacote de treinamento
para professores e instituições com orientações para o uso das tecnologias em
sala de aula - a adaptação ao blended learning, essa utilização casada de
atividades virtuais e reais que tanto preocupa educadores mundo afora. Segundo
Feijão, um dos métodos que o QMágico aplica nesses treinamentos é conhecido por
rotation lab, quando a turma é dividida em três grupos, ficando os alunos do
primeiro terço mexendo no computador, os do segundo fazendo exercícios e os do
terceiro com o professor, que já viu o que os alunos fizeram no ambiente on-line
e dá explicações específicas e tira dúvidas.
Fonte: http://porvir.org/porcriar/700-videoaulas-gratuitas-de-matematica-serao-disponibilizadas-hoje/20120518
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