sexta-feira, 18 de maio de 2012

Criação Brincar para Aprender


 

A “ Associação Brincar para Aprender” foi criada, por um grupo interdisciplinar de Caxias do Sul, RS composto por educadores interessados em oferecer atividades socioculturais a crianças e adolescentes, principalmente aquelas com alguma necessidade especial, ou com déficit de aprendizagem.

O surgimento desse projeto se deu em 2005 através de suas idealizadoras a professora Josseli Gitaci, da Sala de Recursos  para Pessoas com Deficiência Visual da Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão e da então acadêmica do Curso de Educação Física, Munique Salvador. Iniciamos o trabalho para proporcionar alguma atividade física aos alunos e observamos que através de brincadeiras como os jogos com bola, e de tabuleiros é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação, e desde então, esse embrião tomou corpo, criando assim a o Projeto ”Brincar para Aprender”, nascendo daí a ONG  Associação  “Brincar para  aprender”.

As atividades que deram início ao  “Brincar para Aprender” foram atividades físicas para um grupo de alunos com deficiência visual regularmente matriculadas em uma Escola Estadual da cidade, e para os quais a Instituição não oferecia nenhum tipo de atividade adaptada. O Projeto inicialmente teve o apoio do FUNDEL (Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer - Prefeitura Municipal de Caxias do Sul), do qual recebíamos verba para compra de equipamentos e jogos adaptados para as atividades pedagógicas de forma lúdica.

 

 

 

A finalidade inicial era oferecer local de lazer, interatividade e vivência em grupo para as crianças com deficiência visual, fora do horário de aula. Estas crianças ficavam em casa sem interação com outras crianças de sua faixa etária, ou de seus pares. Porém aquela finalidade inicial foi enriquecida com a experiência, e na troca de conhecimentos proporcionados pela vivência entre os primeiros integrantes da organização, descobrimos que seria possível implementar práticas pedagógicas a partir do lúdico, mas sempre com o Brincar como norteador das atividades.

Através de atendimento profissional capacitado, muitas pessoas com diferentes limitações, poderão alcançar uma vida independente, ter seu grupo de relações, casar, constituir uma família, viajar, estudar, trabalhar e ter experiências de lazer prazerosas.

 As políticas assistenciais e educacionais atuais reiteram a perspectiva da inclusão. Todas as crianças, mesmo aquelas com as limitações mais severas, tem direito à educação em escolas regulares. Porém, para assegurar esse direito a elas, é dever do Estado e da sociedade prover os recursos necessários para que essa inclusão se efetive.

 

 



Atualmente a “Brincar para Aprender” conta com 12 voluntários e 02 estagiárias de Serviço Social. Nossos recursos vem da Faculdade Anhanguera que atualmente nos cede o espaço: sala de recreação, sala de vídeo, laboratório de Informática, Biblioteca e num futuro próximo uma Brinquedoteca. Além  disso temos a parceria já há 4 anos do Instituto do Coração da Serra Gaúcha, onde utilizamos a Academia para as atividades de nossos alunos, das empresas COZA utilidades domésticas, Metalúrgica Buzin, Sim Saúde  PROGÁS e de um escritório de contabilidade que está organizando e cuidando a parte legal de nossa Instituição de maneira gratuita. Contamos também com o apoio da ONG Parceiros Voluntários, com a qual há vários anos, realizamos atividades no Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, envolvendo os demais alunos da Escola, onde realizamos as nossas atividades por 7 anos (2005/2011).

 

Aline da Rosa –  Serviço Social- estagiária

Andreia  Camazzola  Girotto - Especialista em Matemática

Cristiane  Ferreira   – Serviço Social - estagiária

Josseli Lemos Duarte Gitaci – Especialista em Psicopedagoga e Ed. Especial

Káthia Maris Sonaglio – Especialista em Ed. Especial

Maria  Salete Grandi Mandelli - Especialista em Alfabetização

Mariana Zanotti – Pedagoga e Projetos

Mauricio Mandelli - Língua Inglesa

Monique  K. Salvador - Especialista em Educação Física

Rosinete  Menegás – Informática Educativa  e Alfabetização

Valquíria Tavares – Mestre em  Ciências Biológicas

Vera Postali  Berwanger - Advogada e Contadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário