domingo, 16 de outubro de 2011

Dicas para Professores no atendimento com alunos que apresentam baixa visão e cegueira, para fazer da Sala de Aula um ambiente seguro e positivo


  1. 1.     Aprenda e entenda as capacidades visuais do aluno cego ou visão subnormal;
  2. 2.      Identifique as características visuais que aumentam as funções visuais do aluno (cores, contraste, tamanho);
  3. 3.      Coloque a carteira do aluno próximo a sua mesa, lousa e porta da sala de aula;
  4. 4.      Reduza iluminações distrativas;  coloque a carteira do aluno longe da fonte de luz e em lugar bem claro;
  5. 5.      Permita que o aluno troque de lugar, aumentando as oportunidades de ver e ouvir;  e assim, escolher qual lugar é melhor para ele (pergunte);
  6. 6.      Abra e feche a porta completamente ( uma porta meio aberta pode ser um obstáculo perigoso);
  7. 7.      Elimine barulhos desnecessários; não fale muito alto ( a dificuldade do aluno é na visão e não na audição), pois isso tende a aumentar o nível de barulho da sala de aula;
  8. 8.      Elimine confusões na sala de aula, circule pelos corredores, entre as carteiras, demonstre interesse pelo que estão fazendo;
  9. 9.      Coloque os materiais em locais determinados, de forma que os alunos saibam onde cada item em particular é, em geral,colocado ( comunique o aluno qualquer alteração);
  10. 10.   Mantenha as programações rotineiras para que o aluno saiba o que esperar no dia e na hora específicos;
  11. 11.   Oriente seus alunos usando seus primeiros nomes para obter sua atenção;
  12. 12.   Não saia da sala de aula sem avisar o aluno;
  13. 13.   Explique as regras implícitas e explícitas para conduzir a turma, dentro e fora da sala;
  14. 14.   Estimule os alunos com deficiência visual a expressar suas necessidades visuais;
  15. 15.   Repita oralmente as informações escritas na lousa, projeção ou vídeo. Lembre-se de que ampliações nas imagens projetadas não são úteis para todos os alunos cegos ou com baixa visão;
  16. 16.   Prepare impressos ampliados ou em Braille ( solicite à professora da Sala de Recursos), quando propuser atividade complementares;
  17. 17.   Incentive o aluno a usar o “caderno do aluno ampliado”;
  18. 18.   Selecione atividades em cores brilhantes e contrastantes para os alunos que se beneficiam  desse recurso visual (amarelo sobre o roxo/ preto sobre laranja) e uso de canetas de ponta grossa;
  19. 19.   Procure o especialista na área da deficiência visual (professora da Sala de Recursos) sempre que tiver dúvidas e mantenha suas expectativas altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário