- 1. Aprenda e entenda as capacidades visuais do aluno cego ou visão subnormal;
- 2. Identifique as características visuais que aumentam as funções visuais do aluno (cores, contraste, tamanho);
- 3. Coloque a carteira do aluno próximo a sua mesa, lousa e porta da sala de aula;
- 4. Reduza iluminações distrativas; coloque a carteira do aluno longe da fonte de luz e em lugar bem claro;
- 5. Permita que o aluno troque de lugar, aumentando as oportunidades de ver e ouvir; e assim, escolher qual lugar é melhor para ele (pergunte);
- 6. Abra e feche a porta completamente ( uma porta meio aberta pode ser um obstáculo perigoso);
- 7. Elimine barulhos desnecessários; não fale muito alto ( a dificuldade do aluno é na visão e não na audição), pois isso tende a aumentar o nível de barulho da sala de aula;
- 8. Elimine confusões na sala de aula, circule pelos corredores, entre as carteiras, demonstre interesse pelo que estão fazendo;
- 9. Coloque os materiais em locais determinados, de forma que os alunos saibam onde cada item em particular é, em geral,colocado ( comunique o aluno qualquer alteração);
- 10. Mantenha as programações rotineiras para que o aluno saiba o que esperar no dia e na hora específicos;
- 11. Oriente seus alunos usando seus primeiros nomes para obter sua atenção;
- 12. Não saia da sala de aula sem avisar o aluno;
- 13. Explique as regras implícitas e explícitas para conduzir a turma, dentro e fora da sala;
- 14. Estimule os alunos com deficiência visual a expressar suas necessidades visuais;
- 15. Repita oralmente as informações escritas na lousa, projeção ou vídeo. Lembre-se de que ampliações nas imagens projetadas não são úteis para todos os alunos cegos ou com baixa visão;
- 16. Prepare impressos ampliados ou em Braille ( solicite à professora da Sala de Recursos), quando propuser atividade complementares;
- 17. Incentive o aluno a usar o “caderno do aluno ampliado”;
- 18. Selecione atividades em cores brilhantes e contrastantes para os alunos que se beneficiam desse recurso visual (amarelo sobre o roxo/ preto sobre laranja) e uso de canetas de ponta grossa;
- 19. Procure o especialista na área da deficiência visual (professora da Sala de Recursos) sempre que tiver dúvidas e mantenha suas expectativas altas.
domingo, 16 de outubro de 2011
Dicas para Professores no atendimento com alunos que apresentam baixa visão e cegueira, para fazer da Sala de Aula um ambiente seguro e positivo
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